2024-10-11

Alimentos de Outono

Respeitar a sazonalidade dos alimentos tem várias vantagens: são mais frescos, mais saborosos e até mais ricos do ponto de vista nutricional, pois amadurecem de forma natural ainda antes da colheita.

Na transição entre o verão e inverno, abundam alimentos que devem fazer parte de uma alimentação consciente e equilibrada como o dióspiro, as castanhas, a abóbora, a romã, a laranja ou a batata-doce.

Castanha
Este fruto de outono é particularmente rico em fibra, o que favorece um trânsito intestinal saudável, vitamina C, vitamina B6 e ácido fólico. Quanto aos minerais, a castanha é bastante rica em potássio.

Abóbora
A abóbora é uma hortícola que apresenta uma grande versatilidade na cozinha portuguesa, podendo ser incluída nos vários momentos das refeições. Em termos nutricionais é pouco calórica, particularmente rica em vitamina A e também em alguma vitamina C. É uma boa fonte de fibra e é rica em água, 96% da constituição da abóbora é água. O potássio também é um dos minerais que podemos encontrar na abóbora.

Romã
A romã é rica em compostos antioxidantes que protegem as células em relação a vários tipos de danos, contribuindo também para a redução de inflamações e efeitos associados ao envelhecimento. Sendo uma boa fonte de fibra, pode ajudar na perda de peso, redução dos níveis de colesterol e na prevenção da obstipação.

Dióspiro
De casca fina, o dióspiro é praticamente composto apenas por uma polpa, cuja fibra promove o bom funcionamento do intestino, a saciedade e níveis baixos de colesterol LDL . É um fruto repleto de vitamina A e de potássio.

Laranja
A laranja é rica em vitaminas C, o que contribui muito para o reforço do sistema imunitário; é igualmente muito benéfica para a beleza da pele devido à sua capacidade antioxidante. Contudo, é também uma fruta bastante rica em potássio e normalmente muito grande.

NOTAR BEM: Apesar da importância de variar e consumir alimentos da época, os doentes renais devem consumir estes alimentos de uma forma consciente e equilibrada devido à sua riqueza em potássio, e sempre, após prévia indicação do seu nutricionista ou médico.