mesa natal diálise

2023-12-14

Natal à Mesa

Portugal é um país conhecido pela sua grande riqueza a nível gastronómico. Apesar de não ser um país grande, a diversidade na gastronomia é enorme e mesmo no Natal, de norte a sul, há diferentes iguarias para provar, tanto nos pratos principais como nos doces.

Na noite mais longa do ano, em todas as receitas impera o bacalhau ou o polvo. Seja cozido ou no forno, acompanha com batata e couve portuguesa.

No almoço do dia de Natal são aproveitadas as sobras do dia anterior para a famosa "roupa velha" ou "farrapo velho". No entanto, também há quem opte pelos tradicionais pratos de carne assada (cabrito, cordeiro, borrego, peru ou leitão).

Já no que toca aos doces, as especialidades são muitas e variam consoante a região: filhoses, migas doces, rabanadas, broinhas, sonhos, farófias, aletria, formigos, azevias, coscorões, leite creme e arroz doce. Além das passas, dos frutos secos e do famoso Bolo Rei.

Seja qual for a sua tradição e as suas opções, deve ter sempre em atenção alguns cuidados alimentares

  • Submeta os alimentos mais ricos em potássio (a batata, os legumes, as leguminosas) ao processo de desmineralização e controle a dose a consumir, para reduzir parte do seu teor em potássio.
  • Se utilizar o bacalhau seco e salgado, procure demolhá-lo corretamente. Em alternativa, também poderá usar o bacalhau ultracongelado, que apresenta um teor mais reduzido de sal.
  • Se optar pelo prato de carne, as melhores opções são as carnes magras, como o peru ou o frango, sem pele. Acompanhe com arroz, por exemplo, evitando assim os legumes e a batata.
  • Tenha cuidado com os temperos devido ao elevado teor de sódio que contêm. Em alternativa aos temperos ricos em sal, use e abuse das ervas aromáticas e especiarias frescas.
  • Os frutos secos e os doces típicos não devem ser acrescentados ao seu dia alimentar. Procure que estes, quando ingeridos, substituam outros alimentos com composição nutricional idêntica como, por exemplo, a fruta.
  • Se for diabético, inclua os doces apenas no fim do almoço ou do jantar e tente controlar regularmente as suas glicemias. 

Mantenha a tradição sem correr riscos!

 

Dra. Ana Daniela - Nutricionista NEFROVIDA